Naturalidade, delicadeza e ousadia – Alguns dos atributos que nortearam as arquitetas Thaíse Bertazo e Roberta Pandolfi ao abraçarem, literalmente, a missão de reformar um edifício comercial para abrigar uma doceria, em Vitória, capital do Espírito Santo.
Não se tratava de uma doceria qualquer, mas, sim, da Mombee, uma empresa familiar com produção artesanal. Buscamos expressar através do projeto os traços que a marca representa: atenta aos detalhes e à experiência; fora do comum; natural e criativa.
As intervenções projetadas e executadas sob responsabilidade de Thaíse e Roberta se estenderam por dois pavimentos, sendo o térreo com a loja, balcão e banheiro acessível, e superior, com setor operacional, onde ficam a cozinha industrial e o espaço para os funcionários.
Os clientes apresentaram uma lista de desejos e demandas para o modelo de negócio e expressão do DNA da marca: “tais como necessidade de um espaço take out, para retirada de produtos, mas com mesas para consumo no local. Todos os produtos são embalados e possibilitam essa escolha do cliente”, explicam as profissionais.
“Queríamos um projeto singular que fugisse de um padrão estético de doceria. Uma base mais neutra que projetasse as cores nos detalhes, passeando entre delicadeza e ousadia. Que fosse memorável. Buscávamos alcançar um resultado cativante, elegante e funcional. Queríamos trazer a sensação de acolhimento, aconchego. Traduzir a marca e o que ela comunica também através do espaço, com personalidade e identidade. Transmitir o cuidado, os detalhes, mantendo a essência da Mombee”, detalham elas.
Conceito fora do óbvio para um espaço comercial
O conceito macro, segundo Thaíse e Roberta, estava em fugir do óbvio. Criar uma linha diferente nas escolhas para a doceria, mas que ficasse a cara da marca. “Ousamos nas aplicações, nas cores, nas formas, estampas, e criamos contrapontos entre a delicadeza e ousadia. Buscamos expressar acima de tudo a naturalidade nas escolhas dos revestimentos. Que fossem peculiares e mantivessem a sensibilidade do conceito ao participarem do espaço, da mesma forma em que a marca comunica sobre seus processos e criações. Exploramos as amplas possibilidades dos revestimentos (exemplo um mesmo material em formas diversas de assentamento). Criamos monoblocos de cores e formas”, relatam.
Piso, parede e teto foram pensados de modo a criar um acolhimento visual e uma experiência sensorial. Os padrões de cores criadas, sólidas ou com estampas foram intencionais para gerarem um impacto de surpresa – vibrar o espaço com cor e luz. As ideias caminharam por todo o espaço com repetição, reafirmando o propósito de escolhas sólidas, marcantes. “Criamos um banheiro acessível super charmoso e cheio de personalidade. Aproveitamos cada espaço com a ideia de que cada canto fosse singular e apaixonante”, afirmam.
Naturalidade, delicadeza e ousadia também na aplicação
Thaíse e Roberta especificaram como estrela do projeto a cerâmica Scortese Rosso 11,5×11,5 da Nina Martinelli. “O revestimento, tanto em sua forma quanto em sua cor foi o ponto de partida para criação do conceito do novo espaço. Utilizamos o revestimento em piso, parede, bancada e balcão”, explicam.
A forma de aplicação também foi muito diferenciada. “Também ousamos no modo de aplicação com junta seca, rejunte espaçado e rejunte recomendado pelo fabricante. A ideia foi usar um mesmo material com aplicações diferentes, e que se conectassem pelos ambientes. O formato da peça também guiou no desenho do puxador da copa, que seguiu a mesma forma nos armários inferiores, e também na escolha da padronagem das peças de decoração (vaso e canecas)”, explicam.
Para ambas, o resultado se expressou em várias dimensões da loja finalizada. “O toque ficou muito agradável, além da naturalidade cria uma experiência sensorial. Uma arquitetura comercial diferente. As pessoas que passam pela calçada, se sentem atraídas a entrar e experienciar o espaço. De fora já se observa o acolhimento, pela iluminação, cores, formas e detalhes explorados. E ao entrar a experiência é única. Tudo se conecta. O revestimento Scortese Rosso, propõe uma estética afetiva, que a linha do tempo propagará as marcas da história, de uso e vivência. Com isso, a aplicação é desafiadora e requer um grande cuidado. É uma estética que enaltece a beleza da imperfeição”, refletem elas.
Os clientes? Amaram, segundo as profissionais. Algumas expressões que usaram para definir os espaços: “Emoção com a composição; ar de aconchego, de abraço; loja tão fofa, charmosa e simples ao mesmo tempo”. Ou seja, objetivos atingidos com louvor, numa loja única na capital capixaba.
O produto Nina foi adquirido na revenda parceira Artmento, de Vitória.
Serviço:
Naturalidade, delicadeza e ousadia na doceria Mombee (@mombeedoceria)
– Vitória/ES
Produto: Scortese Rosso 11,5×11,5cm
Projeto: Thaíse Bertazo e Roberta Pandolfi – Túli – Estúdio Arquitetura
Instagram: @thaisebertazo.arquitetura
Imagens: Samuel Schneider
Instagram: @samuelschneiderphoto
Revenda parceira: Artmento
Instagram: https://www.instagram.com/artmento/
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