Espaços integrados com naturalidade e charme, com revestimento Mediterrâneo

Espaços integrados são sempre uma solução inteligente para dar a sensação de amplitude – espacial e visual – a ambientes projetados em espaços limitados.

A arquiteta Mariana Carvalho, de Goiânia/GO, usou esse recurso para atender os desejos e necessidades de uma cliente muito especial, uma ceramista que foi morar sozinha numa casa compacta, ali mesmo, na capital goiana.

Além de desejar a sensação de amplitude, ela também preferia elementos rústicos, que dessem à morada um aspecto orgânico e acolhedor, e que fosse de fácil manutenção, para que a moradora não dependesse de terceiros e sim, tivesse autonomia total para cuidar dos espaços sozinha.

Mariana Carvalho explorou o terreno compacto deixando corredores para os quais grandes aberturas foram direcionadas. E ao invés de fazer dos muros das divisas superfícies inteiramente áridas de cimento, ou então totalmente cobertas por jardins verticais, ela decidiu incorporar a eles diferentes texturas e volumes.

E foi aí que entrou o revestimento Mediterrâneo, da Nina Martinelli, um dos queridinhos dos arquitetos e designers que buscam originalidade e naturalidade para ambientes com toques rústicos sob medida.

Produzido artesanalmente em cerâmica, o Mediterrâneo é feito por pequenos volumes com superfícies arredondadas, que imitam as paredes de taipa e vem agregadas em uma peça maior, medindo 30x30cm.

Ela própria conta como foi o processo de escolha do produto. “Esse revestimento foi escolhido com muito cuidado para o ambiente externo paralelo à sala de estar. A gente queria algo para humanizar os corredores, para quando abríssemos as esquadrias, o revestimento entrasse na casa, realmente, dando essa sensação de integração e, ainda por cima, decorando o espaço”, explica ela.

Por falar em decoração e humanização, Mariana explorou o verde de maneira muito criativa, com uma faixa portentosas samambaias no topo do muro, e um jardim baixo na base, optando por um grande painel feito com o Mediterrâneo no meio desses dois elementos.

Buscando também enriquecer visualmente os Espaços integrados, sem dar a sensação claustrofóbica que os espaços mais restritos muitas vezes causam, Mariana usou cobogós para delimitar a área onde fica o ateliê da cliente ceramista, e aqueceu o espaço com prateleiras e peças complementares em madeira. Alguns objetos em ferro também foram incorporados.

Uma belíssima poltrona no célebre modelo “Mole” que o grande designer Sérgio Rodrigues criou nos anos 1950, complementa o ambiente com muita personalidade. “O resultado não poderia ter sido melhor”, comemora a arquiteta.

O revestimento Mediterrâneo foi adquirido para a cliente de Mariana na Vivá Revestimentos, loja especializada em acabamentos de altíssima qualidade e bom gosto, em Goiânia.

 

Serviço:

Área externa da sala de estar – Espaços integrados em residência compacta em Goiânia/GO

Produto – Revestimento Mediterrâneo 30x30cm

Projeto e fotos: Mariana Carvalho Arquitetura

Instagram: @marianacarvalhoarq

Telefone: +55 62 9205-8474

Loja revendedora parceira: Vivá Revestimentos Especiais

Instagram: @viva.revestimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *