Tenis Country Clube de Ribeirão Preto renova área social

Restaurante e área de convívio do tradicionalíssimo clube ribeirão-pretano ganharam rusticidade e sofisticação com os ‘tijolinhos’, mobiliário moderno e projetos acústico e luminotécnico especiais.

Fundado nos anos 1980, o Tenis Country Clube de Ribeirão Preto logo se firmou como tradicional espaço de lazer e vida social para pessoas de bom gosto e que buscam qualidade de vida.
Entre seus amplos e bem movimentados espaços, o restaurante, que funciona como área de convívio e integração para os associados, tinha um visual datado e que, com o passar dos anos, deixou de fazer jus à importância do clube na vida dos frequentadores.
Recentemente, a direção do Tenis Country Clube resolveu dar vida nova a esses ambientes, e contou, para esse trabalho, com o talento da arquiteta Ana Karina Abud e com as soluções de acabamento da Casa Rara, também de Ribeirão Preto.

Ana Karina preocupou-se em dar uma estética requintada ao local, mas sem que os espaços ficassem com ar sisudo, formal demais. “Procurávamos um conceito que aliasse elegância e sofisticação, sem abrir mão do aconchego, da rusticidade e da descontração. Afinal, trata-se de um clube recreativo”, argumenta. Num trabalho amplo e com intervenções radicais, porém de fácil assimilação e execução prática, Ana Karina optou por trocar o piso vitrificado comum por porcelanato que reproduz fielmente os assoalhos de madeira de demolição. No forro, lançou mão de um projeto acústico cuidadoso, feito com a consultoria de uma empresa especializada, que indicou a utilização de madeira, gesso e placas acústicas.

Para que as placas acústicas não ficassem como intrusas no conjunto, Ana Karina optou por pintá-las em marrom café, assim como as partes arquitetônicas e as sancas de gesso. Móveis em madeira, com design elegante e ergonômico preenchem os espaços com suavidade e muito conforto.

Paredes com despojamento e beleza atemporais

Nas principais e maiores paredes do restaurante, Ana Karina optou pelo revestimento Brick Terracota, da Nina Martinelli.
Medindo 7 x 26cm, o Terracota encaixou-se perfeitamente ao conceito do projeto, pois além de ter peças feitas artesanalmente, uma a uma, o revestimento leva material reciclado na sua composição, o que lhe confere um toque diferenciado e único.

Ana Karina optou por assentá-los em amarração 50/50 com juntas secas, ou seja, sem que a argamassa de adesão ficasse aparente nos rejuntes. “Além disso, decidimos assentar as facetas de levemente desniveladas, pra que não ficassem ‘certinhas’ e sim com certo relevo, o que deixou tudo ainda mais bonito e despojado”, comenta ela. Ana Karina ressalta a customização dos brick’s para que se adequassem ainda mais naturalmente em seu projeto. “A queima dos tijolinhos foi feita especialmente a nosso pedido. Isso faz muita diferença, pois o resultado ficou ainda mais harmônico”.
O projeto luminotécnico é atração a parte, com luzes embutidas, arandelas de faixo duplo – superior e inferior – e lindíssimos pendentes com globos em vidro transparente e lâmpadas de filamento exposto.

O jogo de luz e sombras dialoga perfeitamente com os tons terrosos e dá a sensação de conforto, acolhimento e frescor, para aplacar o clima quente da cidade. Os cerca de 150 m² de Brick Terracota foram adquiridos na Casa Rara Acabamentos, sinônimo de variedade em produtos diferenciados, com um showroom inovador, amplo e pensado para atender a todos os conceitos desenvolvidos pelos melhores profissionais de arquitetura e designers de Ribeirão Preto.



Reforma do restaurante e área social do Tenis Country Clube de Ribeirão Preto
Brick Terracota – 7 x 26 cm, queima personalizada
Revenda: Casa Rara Acabamentos- Ribeirão Preto
Projeto: Ana Karina Abud Arquitetura @anakarinaabudarquitetura
Fotos: Ana Karina Abud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *