Produção artesanal e sustentável surpreende especificadores em visita à Nina Martinelli

Produção artesanal e sustentável – esse foi o principal ponto de atenção e que surpreendeu positivamente um grupo de arquitetos, engenheiros e designers de interiores que visitaram a fábrica da Nina Martinelli Pisos e Revestimentos, agora no início de junho.

A visita técnica à cerâmica em Tambaú/SP foi promovida em parceria com a Brutal Acabamentos, e significou mais uma oportunidade para a Nina mostrar, na prática, toda a sua filosofia de trabalho e os cuidados envolvidos na fabricação de seus produtos – pisos, revestimentos, bricks, cobogos, rosones e faixas decorativas, entre muitos outros.

Durante a visita, os profissionais foram guiados pela consultora de vendas Flávia Silva, pelo coordenador de vendas Lucas Dezotti e pela coordenadora de marketing da Nina, a designer de interiores Tamiris Geribola, por um tour completo, que incluiu áreas de armazenamento de insumos, modelagem, secagem, cura, queima em fornos especiais, telagem, embalagem e expedição para centenas de revendas parceiras em diferentes regiões do Brasil.

As práticas de sustentabilidade que a empresa informa em sua comunicação também puderam ser conferidas in loco pelos visitantes, tais como a adição de materiais reciclados, como vidros, os cuidados com o uso e reuso da água, entre outros, que garantem um diferencial competitivo de efetiva responsabilidade ambiental da marca.

Ao final da visita, alguns dos participantes fizeram questão de deixar registradas as suas impressões sobre o tour e sobre o que conheceram.

Aline Flaminio Machiti, arquiteta e urbanista de São José do Rio Pardo foi uma das integrantes do grupo e não poupou elogios sobre o que viu. “Fábrica familiar, muito acolhedora e com uma bagagem de 23 anos. Lugar onde a mão do ser humano influencia muito na fabricação das peças. Isso se torna um grande diferencial. Com revestimentos de concreto arquitetônico, design inovador e versátil para todos os ambientes e estilos, suas superfícies expressivas nos transportam através do tempo e criam sensações únicas. Por serem de Produção artesanal e sustentável, caracterizam o gosto refinado e a elegância, além de mostrar a perfeita relação entre o homem e a natureza. Cada peça é uma obra de arte digna de admiração”, disse ela.

Valorização dos produtos

Heignne Jardim, arquiteta que atua em Espírito Santo do Pinhal, disse ter ficado surpresa com o fato da Produção artesanal e sustentável ser realmente manual, de ponta a ponta. “Para mim foi algo bem novo, é bem artesanal e manual mesmo, inclusive a parte de telados, que eu achava que era feita em máquinas, também é feita à mão. Pelo menos para mim, na minha visão enquanto profissional, eu valorizo ainda mais esses produtos. E espero ampliar as possibilidades de uso, pois vimos aqui inúmeras opções para explorar nos projetos”, afirmou.

Silas de Assis, engenheiro civil da Plural Constroe, de São João da Boa Vista, destacou que esse fator é realmente um distintivo da marca. “Gostamos muito, inclusive da parte da pintura, dos processos feitos à mão, isso é um diferencial da Nina”, comentou.

Na mesma linha foi Eliel Tosini, engenheiro civil da Santinni Construções, de São João da Boa Vista, disse ter ficado satisfeito por constatar como acontece todo o processo de Produção artesanal e sustentável. “As peças são individualmente fabricadas, fiquei muito contente por participar dessa visita e conferir”, declarou ele.

O diferencial humano e a sustentabilidade

Nilza Beatriz Ribeiro Costa, da NBR Engenharia, é engenheira civil com pós-graduação em designer de interiores. Ela se impressionou com a ação humana nos processos fabris da Nina. “Hoje a tecnologia está em tudo, e você ver uma matéria prima trabalhada com as mãos, o fator humano em cada peça, é um diferencial espetacular”, disse.

Marcelo Berti, arquiteto, que trabalha com a namorada e também arquiteta Victoria Paula, destacou o uso de recicláveis nas misturas que compõem vários produtos da marca. “A gente adora os produtos da Nina e especifica sempre que possível. Foi muito interessante ver como é armazenada a argila, as formas, os fornos, as diferentes queimas para se obter várias tonalidades, e gostei demais de ver a mistura de vidro, por exemplo, pois mostra a preocupação com a sustentabilidade. Foi uma visita que agregou muito para o nosso trabalho, um espetáculo”.

Paulo Toesca da Brutal Acabamentos de São João da Boa Vista destacou a parceria com a Nina. “Somos representantes da marca e trouxemos os profissionais porque consideramos que é uma visita maravilhosa, que dá oportunidade de conferir esse trabalho manual que é incrível”, disse ele.

Régis Manzotti, gerente comercial da Brutal Acabamentos de São José do Rio Pardo ficou impressionado com a riqueza de detalhes dos processos produtivos da marca. “Cada peça passa por muitas mãos, são muitos detalhezinhos necessários para se chegar aos produtos finais, que são muitos e de diferentes tipos”, observou.

Respeito pelos profissionais

Para José Renato Videira, um dos fundadores e diretores da Nina Martinelli, receber mais esse grupo de especificadores foi uma reafirmação do respeito que a empresa tem pelos profissionais. “São também nossos parceiros e, como têm um olhar técnico, além do talento criativo, é muito gratificante abrir totalmente nossa fábrica para eles e ver que reconhecem nosso esforço para produzir e entregar produtos realmente especiais para nossos clientes”.

Serviço:

Visita técnica arquitetos, engenheiros e designers – fábrica da Nina Martinelli, em Tambaú SP

Parceria – Brutal Acabamentos São João da Boa Vista e Brutal Acabamentos São José dos Campos

19 de julho de 2023

Nina Martinelli Pisos e Revestimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *