Luz, sombra, ar e beleza – a magia dos cobogós que trazem conforto e personalidade aos ambientes

Um país tropical como o Brasil tem sol e calor praticamente o ano inteiro. A arquitetura tira partido dessa característica, com projetos que aproveitam a luz e a ventilação naturais, mas, quando o objetivo é equacionar tudo isso com beleza e privacidade, os cobogós são a escolha natural e perfeita.

Os ‘elementos vazados’ criados no Brasil, mais precisamente em Recibe/PE, na década de 1920, acabaram ganhando o nome de ‘cobogó’ pela junção das sílabas iniciais dos sobrenomes dos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, português, Ernest August Boeckman, alemão, e Antônio de Góis, brasileiro.

Lembram, e muito, os inconfundíveis painéis de madeira vazada conhecidos como muxarabis, usados na arquitetura árabe e que, assim como o cobogó, servem para fazer um fechamento de ambientes que não impeça a circulação de ar.

Atenta a essa demanda, a Nina Martinelli oferece, já há algum tempo, sua Coleção Cobogó, formada pelos modelos Luce, Rarus e ainda Brise Clair e Brise Sombre, estes últimos assinados pela artista plástica Rosa Pinc.

Feitos em concreto arquitetônico, seguindo a tendência do estilo industrial, os modelos são especificados por arquitetos que buscam uma alternativa esteticamente harmônica para diferenciar fachadas e divisórias de ambientes, obtendo, além de beleza e personalidade, também um resultado sustentável, já o cobogó é um aliado na economia de energia, filtra a radiação solar e permite a ventilação cruzada.

Na foto que ilustra esta matéria, um projeto de Samira Rahal, que optou pelos cobogós Brise Clair e Sombre na fachada dessa belíssima residência.

Explore e conheça melhor a Coleção Cobogó navegando no nosso site e pesquisando na lupa pelos nossos produtos. Você também vai se encantar.

A magia dos cobogós

Um jogo sedutor entre luz, sombra, ar e beleza…Feitos em concreto arquitetônico, seguindo a tendência do estilo industrial, os cobogós são especificados por arquitetos que buscam uma alternativa esteticamente harmônica para diferenciar fachadas e divisórias de ambientes. Com isso, garantem, além de beleza e personalidade, também um resultado sustentável, já o cobogó é um aliado na economia de energia, filtra a radiação solar e permite a ventilação cruzada.

Conheça mais sobre os modelos de cobogós disponíveis buscando nossos produtos no nosso site pela lupa.

 

Projeto: Samira Rahal – Instagram – @samira.arq.rahal

Foto: Marcelo Gimenes – Instagram-  @marcelogimenes.fotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *