Estilo que sobe pelas paredes – piso Volti renova área externa em casa dos anos 70

Era uma casa familiar típica dos anos 1970, um imóvel que não chamava a atenção, num bairro tranquilo de Jaú, na região central do Estado de São Paulo. A cidade é importante polo industrial calçadista e de agronegócio.
Entretanto, os olhares treinados do casal de arquitetos Gabriela Guedes e Alexandre Scudilio não deixaram a edificação passar batida, e viram ali muito potencial. Decidiram comprá-lo para abrigar seu escritório.

Por meio de um Retrofit – uma reforma criteriosa para modernizar antigas estruturas, aproveitando vários elementos originais, eles transformaram o imóvel num charmosíssimo espaço para atender seus clientes, de toda a região. Localizada numa rua tranquila, entre o Centro expandido da cidade e a região da antiga e bela estação ferroviária, uma área arborizada e de fácil acesso, a casa tem 150m2, num terreno de bom tamanho – 250m². Gabriela e Alexandre adaptaram os cômodos clássicos para transformá-los nos espaços essenciais ao bom andamento do escritório – recepção, sala do arquiteto, salão de trabalho, sanitários feminino (acessível) e masculino, copa, garagem para dois veículos e área externa.

Jovens, esportistas, amantes da natureza e do estilo de vida mais acolhedor e saudável do interior, os profissionais idealizaram um projeto de conceito contemporâneo, aproveitando materiais preexistentes no imóvel e incorporando novos elementos.

Paineis decorativos

Na área externa, para transformar superfícies neutras em elementos decorativos, os profissionais especificaram o piso Volti, da Nina Martinelli.
Integrante da Linha Eleganza, é produzido em cerâmica com toque rústico, original e sofisticado.
Medindo 13,5×23 cm, as peças podem ser assentadas em diferentes paginações. Gabriela e Alexandre escolheram formação hexagonal, e ousaram ainda mais, optando por um mix com duas das três cores em que o Volti é disponibilizado – o Nero e o Rosso. O Paglia é outra cor que integra o portifólio da fábrica para esse produto.

A criatividade dos profissionais fez com que o estilo subisse, literalmente, pelas paredes externas ao imóvel, e Gabriela explica a ideia. “O produto Volti foi especificado por trazer um aspecto rústico e moderno para a área externa. E as cores foram escolhidas por comporem com os tons dos materiais cerâmicos, reaproveitados da construção original, onde ambos formaram painéis decorativos nos muros de divisa”, descreve.

Para dar um acabamento ainda mais personalizado, no rodapé o piso foi assentado com as peças alinhadas. Toda a composição consumiu um total de 50m² do Volti Rosso e mais 5m² do Nero, estrategicamente distribuídos na formação extremamente elegante e despojada.

Perfeito com tons amadeirados

Para Gabriela, o Volti dialoga perfeitamente com os tons amadeirados e cores, tanto quente quanto frias. Um lindo pergolado em madeira, um paisagismo cuidadoso e uma iluminação pensada com muito critério, completam, harmonizam e valorizam ainda mais o projeto. O assentamento foi realizado com argamassa AC III sobre um contrapiso regularizado com massa de areia, cimento e água. O rejuntamento, sem coloração, foi feito com 10 milímetros, devido às pequenas variações de medidas das peças. Foi utilizada massa mista de areia, cimento, água e um toque de cal para evitar fissuras.

O resultado, conforme Gabriela, agradou em cheio. “Adoramos o resultado e os produtos já estão sendo aplicados e especificados em outras obras, com o diferencial de que os clientes agora podem visualizar o efeito diretamente no escritório que os especifica”, comenta a profissional.

Para ela, a diversidade de formatos, cores e paginações possíveis pode tornar os projetos ainda mais originais. “Abusem da criatividade!”, recomenda. “Os produtos são exclusivos e de excelente qualidade, além da Nina Martinelli possuir um atendimento pré e pós-venda único. Só temos a agradecer”, conclui.

O piso Volti foi adquirido em Jaú, na Pascano Materiais Para Construção.



Área externa – casa transformada em escritório de arquitetura – Jaú/SP
Piso Volti – Rosso e Nero, aplicados em composição hexagonal – piso e parede
Projeto – Gabriela Guedes e Alexandre Scudilio – Scudilio Arquitetura – @scudilioarquitetura
Fotos: Gabriela Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *