Estilo industrial, mas com o aconchego garantido pelo tijolinho à vista

Estilo Industrial – Brick Originale Vecchio Rosso Mescolare dialoga com marcenaria arrojada, ferragens pintadas em preto e, ganham ainda mais personalidade com iluminação especial

Estilo industrial é mais do que uma tendência, é hoje um dos mais consagrados estilos adotados por especificadores e clientes no universo da arquitetura, decoração e design.

Até mesmo imóveis clássicos vêm ganhando essa nova roupagem, que evoca ao mesmo tempo despojamento e elegância, modernidade e releitura dos ambientes dos grandes galpões de fábricas norte-americanos (e brasileiros) das décadas de 1940, 1950, e que, nos Estados Unidos, passaram a ser requalificados como imóveis residenciais cobiçados, ainda nos anos 1980.

No Brasil também não falta quem escolha o Estilo industrial para renovar e dar um ar contemporâneo e personalizado a imóveis mais tradicionais. Como o que fez um jovem médico de Sorocaba, que herdou um apartamento clássico da mãe e entregou à Galpão Design a tarefa de realizar seus desejos.

A arquiteta Júlia Cossermelli, fã do Estilo industrial, lançou mão de um mix ousado e primoroso para dar forma ao projeto, no imóvel de 120 m2. “Por ser um apartamento mais antigo, com boa estrutura de vigas e pilares, nos foi permitido quebrar paredes para integrar ambientes que antes eram isolados”, explica. “Transformamos a sala e a cozinha num ambiente só, onde é possível interagir e visualizar todo o espaço. Foi aí que escolhemos a principal parede, que se vê já ao entrar no apartamento, para funcionar como destaque no projeto”, conta.

Estilo industrial e Brick Nina Martinelli, combinação perfeita

Entre os elementos escolhidos para a renovação do apartamento, Júlia escolheu uma marcenaria arrojada, em cinza escuro, explorando, também, a elegância e a solidez das ferragens em preto.

Trilhos de iluminação tubular expostos – e também pintados em preto – um porcelanato no piso em tom neutro e banquetas em estilo industrial retrô dão um charme todo especial ao espaço.

Na principal parede, citada por Júlia, o toque certeiro foi o revestimento com Brick Originale Vecchio Rosso Mescolare, da Nina Martinelli, integrante da ampla Colezione Brick, com mais de 60 diferentes modelos.

Medindo 7×24, com produção artesanal e levando materiais recicláveis em sua composição, esse modelo tem uma superfície lisa e envelhecida, com bordas levemente arredondadas e peças em que os tons predominantes são os avermelhados, mas, com algumas unidades em nuances mais claras.

Para dar ainda mais destaque a essa parede estratégica, Júlia e sua equipe encomendaram um projeto luminotécnico diferenciado, com perfis que se transformaram em verdadeiras molduras sobre os Bricks, valorizando ainda mais a superfície e seus tons terrosos.

Veja outros projetos com outros modelos de Brick clicando aqui

Uma gravura da badalada plataforma britânica Skulpta, especializada em Pop Art, e objetos sóbrios complementam o conjunto, que, segundo a arquiteta, atingiu plenamente as expectativas do cliente. “O cliente amou, e nós também, porque a gente buscava equilibrar o Estilo industrial com muito aconchego, com charme, com elementos naturais. E o Brick da Nina Martinelli traz esse efeito, sempre. Nós adoramos trabalhar com esses tijolinhos”, garante.

 

Serviço:

Apartamento em Sorocaba – parede principal da sala e cozinha integradas

Produto: Brick Originale Vecchio Rosso Mescolare

Projeto: Júlia Cossermelli – Galpão Design/Sorocaba/SP

Instagram: @galpaodesign

Telefone/WhatsApp: 55 15 98145-5000

Fotos: Nátali Hernandes

Instragram: @natalihernandes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *