Cotto Vecchio na fachada – sofisticação e aconchego em residência

Volumetria de grandes dimensões que abriga a garagem foi revestida com o piso cerâmico, ganhando ares de pórtico

Na região central do Estado de São Paulo, uma família composta por um casal com um filho adolescente idealizou uma nova residência que abrigasse um estilo de vida muito gregário, já que amam os momentos juntos e também recebendo amigos e familiares.

Precisava ser uma casa moderna e confortável, mas também convidativa e acolhedora. Onde todos pudessem desfrutar dos ambientes internos e contemplarem belos jardins, ao alcance dos olhos e das mãos…

As arquitetas Camila Borgo e Viviane Denadai, sócias proprietárias do Studio Neuville Arquitetura & Design, abraçaram o desafio com entusiasmo. Projetaram um imóvel com aproximadamente 370,00 m², construído em um terreno de 1.000 m², de forma que todos os ambientes tivessem vista para jardim e da piscina, alocados bem no centro do terreno. A casa é dividida em três suítes, vestiário, área de lazer, área social, escritório, sala de jogos, home theater e garagem.

O condomínio onde está localizada busca ser exemplo de sustentabilidade. As ruas receberam pisos drenantes e, as calçadas, plantio de grama, para uma permeabilidade ainda mais completa. Aspectos que também ajudam a dar ao local aquele clima de interior, com a tranquilidade das pequenas cidades.

Apaixonados por festas “de encher o salão”, e também por momentos de sossego mais reservados, como por exemplo deliciosas sessões de filmes, os clientes queriam ambientes amplos e áreas de convívio, espaços bem iluminados, ventilados, com verde e aconchego. A integração foi o conceito básico usado como ponto de partida para Camila e Viviane. “Os ambientes se comunicam de forma simples. O corredor que leva aos dormitórios, apesar de extenso é iluminado. Na verdade, é uma passarela particular, com vista para área de jardim e piscina. Assim, os proprietários podem contemplar o entorno enquanto circulam pelos ambientes”, explicam.

Fachada valorizada

As linhas contemporâneas da casa incluíram uma grande ‘caixa’ onde foi idealizada a garagem. A esse elemento, as profissionais quiseram dar ares de “pórtico”, valorizando a volumetria de grandes proporções. “Transformamos esse bloco aplicando então um material rústico, o que conferiu muita personalidade”, dizem.
O material rústico, no caso, é o piso Cotto Vecchio Nóbile Nero, feito em cerâmica natural, em tonalidades típicas dos tradicionais materiais cerâmicos, mas apresentado em dimensões exclusivas e variadas, possibilitando alto grau de diferenciação nas paginações. Integra a Colezione Eleganza.

“Como vem em peças irregulares, exigem um pouco mais de atenção na composição de paginação. Para nós não foi um problema, pois gostamos de elementos que trazem esse visual mais natural”, afirmam as arquitetas. “Cada peça foi encaixada como um lego, para criar a paginação ideal, sendo assim, foram necessários espaçamentos maiores e menores entre as peças”, detalham elas.


Dimensões do Cotto Vecchio Nobile: paginações surpreendentes.

Além de dar muita personalidade às paredes onde foi aplicado, segundo Camila e Viviane, a textura e a coloração exclusivas do Cotto Vecchio Nóbile Nero dialogam perfeitamente com cobogós, também utilizados na fachada, camuflando com charme a área de serviço.

“É um produto atemporal, rústico e sofisticado, que foi o encaixe perfeito para nosso projeto contemporâneo, trazendo o que os clientes queriam. Achamos o resultado incrível e surpreendente, e os clientes amaram. É algo realmente diferente de tudo o que viram, exatamente como eles desejavam”, concluem.

O Cotto Vecchio Nóbile Nero foi adquirido na Condec Premium Acabamentos, em Jaú/SP.



Revestimento com piso Cotto Vecchio Nóbile Nero – Volumetria da garagem – parte da fachada

Projeto – Camila Borgo e Viviane Denadai – Studio Neuville Arquitetura e Design – Jaú SP
Instagram: @studioneuville
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *