Cobogós Brise Clair e Sombre – Uma casa que respira e equilibra imponência e aconchego, no Vale do Paraíba

Cobogós Brise Clair e Sombre – O rio Paraíba do Sul serpenteia manso, acariciado por uma mata ciliar ainda bem preservada, a poucos metros do Condomínio Residencial Chácara Serimbura, na região da Urbanova que, como o nome diz, é uma das novas fronteiras imobiliárias mais valorizadas de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo.

Ali, no residencial de alto padrão, os clientes do Studio Arquitetura revelaram seus sonhos: uma casa ampla, mas com ambientes integrados.

Um casal de empresários com uma filha adolescente, vivendo uma rotina de muito trabalho, eles queriam que a nova casa fosse aconchegante e agradável para receber a família e os amigos, nos momentos de descanso. Porém, ao mesmo tempo, que fosse uma construção imponente. E que a imponência, por sua vez, não tornasse o projeto simplesmente grandioso e árido.

Eles queriam que ficasse claro a quem olhasse para o imóvel, que ali vive uma família”, diz o arquiteto Antônio Martinelli, que integra o Studio.

São 563 m2 de área construída, divididos em nada menos do que 25 ambientes, entre espaços privativos e sociais. Por ser uma casa térrea e estar locada num terreno urbano de 1200 m2, os arquitetos desenvolveram uma volumetria diferenciada, buscando dar a amplitude e a grandiosidade que os clientes desejavam.

Ambientes integrados, outro desejo dos futuros moradores, pediam espaços com grandes áreas de iluminação e ventilação, sem, no entanto, perder a privacidade dos ambientes íntimos, ainda que eles sejam próximos da área social.

Partindo desse conceito de amplitude e acolhimento, os profissionais do Studio Arquitetura criaram um projeto com estilo contemporâneo, mas utilizaram elementos e materiais aconchegantes ao tato e à visão, como os bricks e as pedras que se destacam na volumetria e na composição da obra.

Cheios e vazios, harmonia e beleza

 O equilíbrio foi alcançado na medida certa com os Cobogós Brise Clair e Sombre, da Nina Martinelli, aplicado na fachada da belíssima casa. “Os cobogós nos ajudaram a compor os ângulos cheios e vazios e a paginação com os dois modelos, alterna seus vãos de luz e produz um efeito de integração, sem perder a privacidade do ambiente, já que os clientes queriam essa proteção da visão da garagem”, explicam os profissionais.

Feitas em concreto arquitetônico, disponíveis nas medidas 30 x 30 x 7,5 cm, as peças fazem parte da Colezione Cobogó, vazadas e com formas geométricas, bastante apreciados para a composição de divisórias e fachadas, por oferecerem aos ambientes características sustentáveis. São aliados na economia de energia, filtrando a radiação solar e permitindo a ventilação cruzada.

Naturalidade e movimento

Nos elementos de vedação, os muros, os arquitetos aplicaram outro produto Nina Martinelli, o revestimento Dante.

Apresentado em placas teladas com 26,8x28cm, o revestimento Dante é organizado em mosaicos, com cortes angulares e retos, resgatando o apelo dos formatos geométricos.

É indicado para áreas internas e externas e está disponível nas cores Cennere, a escolhida para este projeto, e também Scuro, Rossastro e Bianchi.

Escolhemos o Dante para os muros porque ele traz naturalidade e movimento que complementam os Cobogós Brise Clair e Sombre, e a volumetria da fachada, que é composta de linhas e profundidades alternadas”.

O resultado não poderia ter agradado mais, tanto os clientes quanto os profissionais que o idealizaram e executaram. “Para nós é sempre uma grande emoção ver a criatividade proposta pelo projeto ganhando vida ao longo da obra, e notar que a beleza antes vistas apenas em pequenas partes, de acordo com as fases das obras ganham exuberância e surpreendem definitivamente o cliente quando unidas ao conjunto total da obra”, afirmam.

 

O paisagismo que dá o toque final de acolhimento e beleza foi executado pela empresa Cia. das Plantas, também de São José dos Campos.

A beleza, harmonia e funcionalidade da casa foram destaques de recente edição da revista especializada InterArq,

Clique aqui para ver mais projetos com os cobogós da Nina Martinelli.

Serviço:

Residência em São José dos Campos/SP – Fachada e muros

Cobogós Brise Clair e Brise Sombre Nina Martinelli – cor Bianco

Revestimento Dante – tom Cennere

Projeto: Studio Arquitetura SJC – Instagram – @studioarquiteturasjc

studio@studioarquiteturasjc.com.br

Fotos: Ronaldo Rizzutti – @ronaldorizzutti

Link para a publicação  – Revista Interarq – https://revistainterarq.com.br/revista/interarq-interior-sp-32/

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *