Arquitetura afetiva, contemporânea e que exalta conexões – Assim pode ser resumida, mas não totalmente explicada a inspiração por trás do conceito do projeto da Casa Tear, mais um trabalho marcante do arquiteto Marcos Lula, do escritório Marcos Lula Arquitetura, de Goiás.
Inserida com muito cuidado numa grande e lindíssima área ampla e verde, a residência foi a materialização, pelo talento do arquiteto, dos desejos de um casal maduro, que está junto há muito tempo, gosta de viajar e deixou um apartamento pelo sonho de viver exatamente numa casa, que favorecesse a contemplação. “Eles chegaram num momento de vida em que isso se tornou muito importante”, explica o arquiteto.
Marcos então pôs a criatividade para trabalhar e estabeleceu a “troca” como base do conceito do projeto. “a troca com o outro, a troca com o parceiro, com a natureza, com os elementos e materiais, a troca consigo mesmo. Ou seja, as conexões. E por isso a casa é muito sensível e expressa esse conceito”, diz Marcos.
“Queríamos uma ‘casa com cara de casa’, daquilo que temos na memória afetiva como casa, mas, também, queríamos algo contemporâneo e que, ao mesmo tempo, tivesse traços que expressassem a época em que ela foi construída sem deixar de ser atemporal”, detalha ele, revelando um audacioso objetivo que implicou em muita sensibilidade.
“Criei grandes planos para marcar as retas, grandes planos que valorizassem a arquitetura e a inserção da casa no terreno. E nesses planos, desde o início, definimos que teríamos os tijolinhos aparentes”, diz ele.
Para alcançar esse objetivo, Marcos Lula especificou o Brick Naturalle, da Nina Martinelli Pisos e Revestimentos.
Medindo 6,5x26m, o Brick Naturalle, como o próprio nome denota, é o mais autêntico dos muitos modelos de facetas de tijolinhos que a Nina disponibiliza ao mercado.
Ele é feito em cerâmica natural em peças moldadas uma a uma, artesanalmente, e, como leva componentes naturais reciclados, o mix de sua composição e a cuidadosa queima nos fornos da fábrica resultam em peças com aspecto extremamente orgânico.
“De tudo o que vimos no mercado, foi o Brick Naturalle que se aproximou mais da naturalidade que a gente queria. As imperfeições propositalmente geradas na produção desse brick, para nós, são importantes, pois tornam cada faceta única e exaltam a conexão que buscamos. O conjunto disso, e o contraste com o verde e com o concreto aparente que deixamos em algumas partes, trazem muita identidade para a casa. Uma resposta muito bacana que nos deixou muito felizes”, complementa Marcos.
O produto foi adquirido na revenda parceira Vivá Revestimentos, de Goiânia-GO.
Serviço:
Arquitetura afetiva, contemporânea e que exalta conexões na Casa Tear, em Goiás
Produto: Brick Naturalle – 6,5 x 26cm
Projeto: Marcos Lula @arqmarcoslula
Fotos: Heitor Rocha @heitorrocha.arq
Revenda parceira: Vivá Revestimentos
You may also like
-
Sedução visual, surpresa ao toque – Due Vecchio Anciano, cerâmica que une força e leveza
-
Natural e autêntico: Due Vecchio Terracota, premiado nacionalmente por ser original e atemporal
-
Expo Revestir 2025 – Estande inovador e revestimento premiado no Best In Show: Nina Martinelli brilhou no evento
-
Expo Revestir 2025, Coleção Esperienza, mais lançamentos que Nina exibe no evento
-
Expo Revestir 2025 – Nina Martinelli apresenta a Coleção Esperienza, acabamentos para ambientes que nos conectam